terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tortinhas de banana



Pela primeira vez resolvi me aventurar nas tortinhas... estava louca pra estreiar as mini forminhas e deu super certo! É um teste de paciência, mas um ótimo jeito de passar o feriado! Só não façam que nem eu: enchi muito de recheio e eles "murcharam" mas o sabor ficou divino! Ótimo pra não jogar fora 3 bananas que estavam passando...

Um beijo




Tortinhas de banana
da revista Nestlé n.45

Ingredientes:

Massa
1 xíc. (140g) de farinha de trigo
4 c. sopa de manteiga em temperatura ambiente quase amolecida
4 c. sopa de açúcar
1 ovo
1/2 xíc. de aveia em flocos
1 pitada de cravo da índia em pó
Raspas da casca de 1 limão - não usei
Canela para polvilhar

Recheio
3 bananas nanicas em rodelas
2/3 de xícara + 4 c. chá (100ml) de água
2 c. sopa de açúcar 
1 caixinha de creme de leite (agora só tem com 17% de gordura)

Método:

1. Comece pelo recheio: coloque os três primeiros ingredientes em uma panelinha, em fogo médio/baixo até as bananas cozinharem e ficarem macias ( a receita sugere 10 min, mas as minhas ficaram em menos tempo) Retire do fogo e deixe esfriar. Bata tudo no liquidificador com o creme de leite até ficar homogêneo.
2. Em uma tigela misture todos os ingredientes, amassando ligeiramente com as pontas dos dedos até soltar. Cubra com papel filme e leve a geladeira por 30 minutos. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa até ficar com uns 0,3 mm. Usando um cortador de biscoito grande, corte discos da massa e acomode no fundo e laterais de forminhas para tortinhas com 9cm de diâmetro e fundo removível. Espalhe o creme de banana sobre a massa, polvilhe com canela e se sobrar massa faça tirinhas (#fail) por cima. Asse em forno médio (200°C) por 30 minutos. Desenforme ainda quente e leve para uma grade para esfriar.

Rend. 7 tortas

Um comentário:

  1. Oi Liv que lindas e decerto deliciosas as tuas tortinhas, adorei e levo a receitinha

    beijos!!

    ResponderExcluir