sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nosso Lar



Antes que alguém fale alguma coisa, não estou aqui pra discutir religião. Acredito que cada um tem a sua crença, seus valores, suas interpretações e principalmente sua fé. Estou aqui pra indicar um filme excelente, nacional e por um acaso baseado numa obra espírita.

Eu não assisti muitos filmes nacionais e confesso que mesmo sendo espírita eu tinha um certo preconceito com os filmes baseados nas obras de Chico Xavier. Até assistir o homônimo e este aqui. Não é propaganda rs, mas estreiou no Telecine e não disperdiçaria essa chance!  Aliás foi onde vi pela segunda vez, Nosso Lar.

O filme conta a história de André Luis, um médico pai de família que... morre. Não tem outra definição rs. E a partir dali ele se encontra em outra dimensão, outro mundo, outro plano. Ele chega em uma colônia chamada "Nosso Lar". E a história realmente começa. A minha frase preferida é 

"você alguma vez já imaginou que existisse vida, além da vida?"

Para aqueles que não são familiarizados com a doutrina, ou são de outra religião, eu recomendaria assistir como uma ficção mesmo. Mas assistam! Afinal não necessariamente acreditamos em tudo o que vemos ou que são falados em tantos filmes por aí, certo? Pois mesmo tendo o espiritismo como plano de fundo, o filme passa uma mensagem maravilhosa sobre Deus, amor, boas ações com o próximo, respeito consigo e com os outros e bondade. Muita bondade. E eu acho que foi isso que me marcou. É um filme que te traz uma certa paz interior. Te inspira a ser mais tolerante. Te inspira a mudar. Eu achei lindo. Fora os efeitos especiais que são muito bem feitos!

Contando mais sobre o enredo uma das cenas que mais me marcou foi essa: Andre Luis passeia pela colônia e encontra uma senhora. D. Amélia. Ela o reconhece na hora, ficando feliz e em êxtase por estar ali junto dela pois ele era uma pessoa muito boa e deveria estar ali! Ele não lembra de quem se trata, fica sem graça, lembra vagamente de ser uma paciente, dá uma disfarçada com sorriso amarelo e diz "tchau D. AuRélia" e é corrigido imediatamente. Passado algum tempo, querendo ter mais informações sobre sua morte e quem sabe ter notícias de sua família na Terra, ele assiste à uma "fita" (por mais que exista o DVD eu sempre vou falar "alugar ou assistir" uma fita! rs) e fica surpreso com o que vê. Existem duas gravações e uma delas é a senhora D. Amélia pedindo a Deus que ajude o Dr. André Luis pois ele é muito bom e precisa de toda sua misericórida... ele se emociona e eu confesso que me emocionei com ele!

Amar o próximo é universal em qualquer religião.

Um beijo e que Deus abençoe vocês!

Um comentário:

  1. Oi Liv, boa tarde!
    Tô amando teu cantinho, muito delicado e cheio de coisas bacanas...
    Nosso Lar é um filme maravilhoso mesmo, esclarecedor! Eu chorei o filme todo, e gostei do início do seu texto "Antes que alguém fale alguma coisa, não estou aqui pra discutir religião."

    Caso não tenha assistido, tem tb "As mães de Chico Xavier, é emocionante...

    Já estou participando do seu blog para ficar por dentro das tuas novidades!!!

    Obrigada por partilhar tantas coisas boa conosco!

    Um grande abraço e fique na paz de "nosso Paizinho" rs...

    ResponderExcluir