domingo, 3 de julho de 2011

Um bolo gentil para comemorar nada: bolo triplo Boston cream


Estou devendo posts aqui eu sei...  por isso hoje é um senhor post! kkkk Descobri que é muito difícil administrar 2 blogs, mas estou conseguindo! Encomendas surgem aqui e ali e estou muito feliz de receber elogios dos meus cups, vocês não tem ideia de como me deixa feliz e traz a certeza de que me encontrei, MESMO!

Nenhuma comemoração a vista, mas como devemos às vezes nos permitir coisas mais do que boas, essa foi minha inspiração para fazer esse bolo maravilhoso: fazia tempo que não fazia um bolo, precisava acabar com ovos que iam vencer - e nada de ir pro lixo. Pronto, a conspiração estava feita... Some uma receita ótima e fácil da minha Bíblia de bols triplos + a vontade de cozinhar algo que sentia falta (um bom doce) e voilá ! Bolo triplo Boston cream e cobertura de ganache! Essa receita agradou muito o marido que é mega fã de baunilha e bolos brancos (salvo a cobertura porque ele detesta chocolate amargo, a) minha paixão, b) infinitamente melhor do que o ao leite enjoativo de tão doce).


A receita é fácil meeeeesmo, se você tiver as formas é um ótimo jeito de passar aquela tarde em que você não quer fazer nada. E ainda por cima queimar calorias no braço pra compensar as que serão ingeridas depois do bolo pronto!

Peço desculpas pelas fotos... não consegui um cenário decente e nem escolher a "menos pior" então foram várias! =)

Beijos e ótimo domingo pra vocês!


Bolo triplo Boston Cream

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

Massa
2 xíc. (280g) de farinha especial para bolos*
2 c. (chá) de fermento em pó
1 1/2 xíc. (270g) de açúcar - meça separado
8 ovos, separados
1 c. (sopa) de suco de limão espremido na hora
3/4 de xícara + 2c. chá (90ml) de óleo vegetal (canola, girassol ou soja)- usei de milho pois era o que tinha em casa!
2 c. (chá) de extratto natural de baunilha

Recheio - Boston Cream**
1 lata de leite condensado
A mesma medida de lata de leite integral
2 c. (chá) de essência de baunilha
4 gemas

Cobertura - Ganache
100g de chocolate meio amargo - sem % no rótulo ou 43% de cacau
1/4 de xíc. de creme de leite
1 c. chá de glucose de milho (usei a da Karo, mas você pode substituir aqui)

Método
- Pré aqueça o forno em 180°C, cubra o fundo de três formas redondas de 20cm com papel manteiga.

Massa
1. Peneire juntos a farinha, o fermento em pó e a 1/2 xíc. de açúcar. Reserve
2. Em uma tigela média, misture  as 8 gemas, o suco de limão, o óleo e o extrato de baunilha até incorporar bem - eu usei minha batedeira manual e foi só pra sujar os batedores. Use um fuê e bata na mão mesmo.
3. Em uma tigela limpa e seca, bata as claras em veloc. alta até formarem picos leves - na batedeira planetária fique de olho, ou aumente a velocidade gradativamente para não bater em excesso! Adicione aos poucos o restante do açúcar (1 xíc) - sempre com a batedeira ligada) até formar picos firmes, grudados no batedor quando você o erguer. Reserve.
4. Agora a parte chata: misture de-li-ca-da-men-te 1/4 das claras em neve na mistura de gemas até ficar um creme amarelo claro com o auxílio de uma espátula de silicone ou pão duro, e volte para a tigela com o restante das claras e misture tudo beeeeem devagar e com gentileza. Esse é um bolo esponja e não queremos que as claras percam seu volume, portanto vá com calma mesmo.
5. Peneire 1/3 dos ingredientes secos na mistura de ovos e novamente, misture com cuidado e gentileza. Repita esse processo mais 2 vezes. Você não quer fazer a massa desinflar batendo muito forte ou jogar muita farinha de uma vez só (eu estou sendo chata e por isso que no titulo é bolo gentil, nada de fazer com pressa!) então preste atenção.
6. Divida a massa igualmente entre as 3 assadeiras (usei minha balança de precisão aqui, 320g +/- por assadeira) asse no forno de 15-20 min ou até que o palito saia seco ou ao tocar a massa gentilmente ele "volte", efeito esponja mesmo. Deixe esfriar completamente dentro das assadeiras em cima de gradinhas. Para desenformar, passe uma espátula em volta de cada assadeira e vire para conseguir delicadamente "destacar" o papel manteiga. 

Boston Cream
1. Em uma panela pequena, coloque o leite condensado, a medida da lata de meia lata de leite integral, as 2 gemas e a baunilha.
2. Misture tudo com um fuê para as gemas incorporarem, troque por uma colher de pau e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela, até ferver, engrossar e obter uma consistência de um creme - cerca de 10 minutos, rapidinho. Reserve.
Cobertura de Ganache
1. Pique o chocolate bem picadinho. Em uma panela pequena, misture o creme de leite e a glucose de milho e aqueça em fogo médio/baixo até atingir ponto de fervura - usei o creme de leite UHT, quando bolinhas começarem a aparecer eu já desliguei para evitar talhar. Jogue o chocolate picado e misture até derreter tudo. Espere esfriar só 5 min para cobrir o bolo e a ganache não endurecer demais.


Para montar o bolo, colque a primeira camada de massa - o lado liso para cima - em um prato de bolos ou onde for servir, cubra com metade do Boston Cream até quase chegar as beiradas da camada. Repita mais uma vez o processo com a segunda camada, e cubra a terceira com a ganache. Eu fiz bastante creme e sobrou cerca de 1xic. Servi junto com as fatias.

Rend. Serve 16-20 pessoas.

* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo tipo 1 e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho. Peneire umas 5 vezes antes de usar para que o amido incorpore bem com a farinha.
** a receita original, omite o leite condensado mas vai uma quantidade grande de leite integral e açúcar, acredito ingredientes do nosso leite moça. Adaptei pra ficar mais fácil afinal o que faz o creme engrossar na receita original é o amido de milho, também omitido aqui. Esse é o creme preferido do marido e já o fiz nesse bolo e pavê, quando descobri ser nossa versão do Boston Cream! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário