quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pergunta do dia: manteiga ou margarina?


A resposta é óbvia: MANTEIGA, POR FAVOR.

Desde que comecei meu amor pelas panelas, comecei a também ler rótulos - acredite, muita gente não faz isso - e tentar mudar meus hábitos para preferir e adeirir mesmo, mais produtos naturais do que industrializados. Espero que depois desse post, eu consiga convencer meus leitores a abolir a margarina de uma vez por todas - se tiver algum que ainda a consuma...

Primeira verdade a ser dita: não margarina NÃO É a mesma coisa que manteiga. Aliás, são completamente distintas em composição, origem, sabor e textura. E não vem me dizer que "tanto faz" porque você corre o risco de tomar uma voadora da pessoa que vos escreve. Daquelas dignas de Sonya do Mortal Kombat (#nostalgiafeelings!)
 
Então vamos começar do começo: manteiga tem origem ANIMAL, vem do leite, e margarina é pura GORDURA VEGETAL INDUSTRIALIZADA ou seja: Deus lá sabe o que tem nela. 

Qumicamente falando: "As margarinas são as maiores fontes de ácidos graxos trans (AGT) do que a manteiga. Os AGT são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal e aumentam o colesterol plasmático do tipo LDL (lipoproteína de baixa densidade). Além disso, alguns estudos indicam também que o consumo de ácidos graxos trans (AGT) tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas. A manteiga, ao contrário da margarina, é pobre em AGT, porém rica em ácidos graxos saturados, que são lípides de origem animal. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), deve-se limitar o consumo da proporção de gordura saturada a um mínimo de 10 % das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares." (Fonte)
Podem me esfregar comercial da Becel, Qualy, o diabo que seja mas não adianta. Em suma: margarina é pura química vinda de um processo de hidrogenação de óleos vegetais. O que é isso? Explicando em miúdos "para obter a consistência sólida, (os óleos vegetais) passam por um processo de hidrogenação, que acrescenta hidrogênio às moléculas. Ou seja, grande parte da gordura que era poliinsaturada passa a ser saturada, favorecendo o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Sendo assim metade das reações que eram "cis" transformam-se "trans" e os ácidos graxos com ligações "trans", presentes na membrana celular, enfraquecem a estrutura da membrana e de sua função protetora." (Fonte)

E ainda vem me dizer que é mais saudável???? Aonde? Ela é nojenta isso sim. E eu não consigo pensar em ingerir tanta porcaria no meu corpo que prezo pra ser o mais bem cuidado e saudável possível.

Não vou nem entrar no mérito do sabor, que um é superior elevado à milésima potência do que o outro.... de você fazer um bolo, um biscoito amanteigado, um brigadeiro que seja, com uma manteiga de QUALIDADE e aquilo derreteeeeer na sua boca. E sim, qualidade dos ingreditentes interferem diretamente no resultado, textura e principalmente GOSTO. Já vieram me dizer que meus Cupcakes são caros e etc, mas eu primo pelo SABOR. Deus me livre fazer algo com margarina. O negócio fica lá empapuçando que você não consegue nem engolir. Eu prefiro a minha querida manteiga.

Pra encerrar, vão ter aqueles que vão lembrar de uma época que a manteiga era a vilã,  pois é cheia de colesterol e gorduras e blá blá blá. Mas ela é gordura de origem animal, ela é NEUTRA. Então trate de jogar no lixo esse pote cheio de substâncias químicas e junte-se à mim no cosumo (moderado) da manteiga.

Mais posts interessantes pra você abolir de vez essa nhaca da sua casa: Simplesmente Delícia e o La Cucinetta.

E se você precisa restringir os laticínios, não se desespere, uma boa geleia caseira faz a vez aqui.

Beijos

2 comentários:

  1. Li, vou ter que discordar de você ai. Gordura satura tem as mesmas propriedades que gordura trans. Se for para escolher entre manteiga e margarina, escolha o azeite. Gordura saturada, vindo da manteiga, do pedaço de picanha, do leite, de qualquer coisa que venha de animal é o que vai elevar seu LDL, seu colesterol e triglicerideos. Na verdade, tudo é questao de moderacao. 10% da ingestão diaria de calorias corresponde há aprox 3 colheres de manteiga por dia (considerando gasto de 2000 cal/dia, 1g de gordura=90cal, um colher manteiga=10g), além da gordura que vc ingere na carne. Ou seja, nao e dificil ultrapassar esses 10%, entao não use manteiga a doidado, só pq é melhor que marganina, as duas são vilas, obviamente manteiga é mais saborosa, e por isso é o lobo com pele de ovelha! Use azeite e controle a manteiga/margarina!

    ResponderExcluir
  2. Tava esperando o comment da minha bióloga! Realmente a gordura saturada eleva o colesterol, mas nos textos q eu li diz q não é a msm coisa q a gordura trans. Vc pode me corrigir mesmo - e deve pq aqui só vai o meu 'achismo'. E tem 2 palavras chaves: "moderação" e "natural". Não acredito nessas propagandas que dizem que margarina faz bem pro coração sendo q a química q ela contém pelo cotrário, faz muito mal. E de industrializado de origem animal, "um pouco + natural afinal a manteiga vem do LEITE" do q essa hidrogenização de óleos vegetais q eu acho nojento(até uma nutri q fui com minha mãe disse pra abolir a margarina pois ela não é natural ela é puramente "criada") eu fico com a manteiga. Acho tb q é tudo questão de se permitir um pouco. Tomo leite desnatado, como pão integral, carnes magras, peixes, saladas, legumes e faço exercícios. Não vou substiuir minha querida manteiga por margarina ne morta. E tb consigo comer pão com azeite - a não ser que seja uma bruschetta light. E 3 c. (de sopa?) por dia é equivalente a 40g de manteiga. É mtaaaaa manteiga de uma vez só msm diluído. Lógico aqui sempre tem um monte de manteiga devido aos meus cups, mas eu não troco ela por nada. Bem, talvez ua geleia, um requeijão, cream cheese kkkkkk Bju!

    ResponderExcluir