quarta-feira, 25 de maio de 2011

Receitas inspiradoras pro dia dos namorados



Estou meio sem inspiração para posts ultimamente... e já que aqui é um blog de receitas + Dia dos namorados chegando (e todos os blogs que conheço postam ideias de decoração, agradinhos e etc) nada mais justo do que uma sugestão de sobremesas, drinks e quitutes pra lá de especiais. Andei fuçando no site da Martha Stewart e lá tem receitas maravihosas para os nossos amores! As fotos são todas de lá, as receitas não foram testadas mas achei o máximo compartilhar mesmo assim! E ainda tem tempo para ver se essas delícias são realmente... delícias! E fiquem a vontade de fuçar no meu índice também! Afinal tem várias coisas gostosas com chocolate/ chocolate meio amargo! =)
  
Martini de Framboesa com raspas de chocolate
adaptado (daqui)

- xícara medidora de 240ml
Ingredientes:

50g de raspas de chocolate meio amargo
20 framboesas (aqui pode até ser conelada, mas o problema é descongelar um pouco não o pote inteiro. Tente achar as frescas)
1/2 xícara (120ml) de Vodka
4 colheres (sopa) de suco de Cranberry (se não achar, afinal é difícil por nossas bandas, pegue um suco de frutas vermelhas)
Gelo 
Açúcar para adoçar, o quanto baste*

Método

1. Coloque as raspas de chocolate em um prato fundo e deite o copo de martíni de boca para baixo para as raspas grudarem na borda (se não grudar, umideça com um pouco de água com açúcar junto com um pincél culinário)
2. Em uma coqueteleira, coloque as framboesas e amasse-as com um socador. Coloque o suco, a vodka, gelo e agite. Coe em duas taças de martini e sirva imediatamente.

*a receita original pede um xarope simples que seria uma caldinha de caramelo bem fina. Omiti pois acho que ficaria muito doce!


Cookies de manteiga de amendoim com geléia

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes:

1 1/2 xícara   (220g) de farinha de trigo
1 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal
1/2 xícara (90g) de açúcar cristal
1/2 xícara (90g) de açúcar mascavo claro - aperte-o bem na hora de medir
1 xícara de manteiga de amendoim cremosa
1 ovo grande
1/3 de xícara de geleia da sua preferência (morango, framboesa, blueberry)

Método:

1. Em uma tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, em velocidade média com o batedor em forma de pá, bata a manteiga com os açúcares até formarem um creme fofo. Adicione o ovo e a manteiga de amendoim e bata até incorporar. Diminua a velocidade pra baixa e junte a farinha até formar uma massa pegajosa. Cubra com um filme plástico e refrigere de 5 a 10 minutos.
2. Pré aqueça o forno em 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas com papel manteiga. Retire a massa da geladeira, forme bolinhas com 2 colheres (sopa) e arrume-as nas assadeiras deixando 3-4cm de espaço entre elas. Achate-as com os dedos e pegue um cortador de coração e simplesmente faça uma marca no meio do biscoito, antes de assar. Não corte, só queremos marcar a massa! Achate mais ainda o centro da massa com os dedos pra que ele fique fundinho. Leve a assadeira do jeito que está para a geladeira e refrigere por mais 20 minutos.
3. Asse por 12 minutos. Retire do forno, arrume o formato do coração se necessário (com um palito de dente e colher de pau) encha essa "cavidade" com a 1/2 colher (chá) de geleia e asse novamente por 6-7 minutos ou até firmar.

Rend. 2 dúzias e pode ser guardado em um recipiente hermético por 2 dias.

Coração Sacher Torte  com trufas
(ahhh, essa eu vou fazer com certeza!)

Ingredientes:

Massa
1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal amolecida + para untar as assadeiras
Cacau em pó o quanto baste, para as assadeiras
110g de chocolate meio amargo picado fininho
1/3 de xícara + 2 colheres (sopa) - 84g - de açúcar
3 ovos grandes, separados
1 colher (chá) de essência de baunilha natural
3/4 de xícara (105g) de farinha de trigo
1/3 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de geleia de pêssego
2 colheres (chá) de licor de laranja - opcional

Cobertura
 224g de chocolate amargo ou meio amargo picado bem pequeno
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco

Trufas de chocolate - aqui só omita as avelãs e a canela. Coloque algum licor se desejar

Método:

Massa
1. Forre duas assadeiras em formato de coração de 15cm de diâmetro com papel manteiga. Unte o papel e polvilhe com cacau em pó, retirando o excesso. Reserve. Pré aqueça o forno em 150°C. Em banho maria, derreta o chocolate até ficar um creme lisinho, misturando delicadamente. Reserve.
2. Na tigela da batedeira com o batedor em forma de pá, em velocidade média, bata a manteiga com 1/3 do açúcar até ficar um creme fofo e claro cerca de 2 minutos. Adicione as gemas, a baunilha e o chocolate derretido e bata até incorporar. Diminua a velocidade e adicione a farinha. Transfira para uma outra tigela.
3. Em outra tigela - limpa e bem seca - com o batedor aberto, bata as claras em veloc.baixa até firmarem levemente. Aumente a velocidade para média/alta e adicione o restante do açúcar aos poucos. Aumente novamente a velocidade para o máximo, e bata até formarem picos firmes. Adicione metade das claras em neve na massa e misture gentilmente com uma espátula de silicone. Agrege o resto das claras, delicadamente.
4. Divida a massa entre as duas assadeiras. Alise bem para não deixar nenhuma bolha de ar. Asse até o centro estar firme, 16-17 minutos. Retire do forno, e deixe esfriar completamente na assadeira (coloque em cima de uma grade). Para desenformar, vire a forma e retire o papel manteiga. Tranfira para a mesma gradinha.
5. Monte o bolo: coloque o lado liso para cima, aqueça a geleia com o licor em uma panelinha, deixe amornar, e cubra a parte de cima do bolo. Coloque a segunda parte por cima e cubra com a ganache. Decore com as trufas - elas podem ser feitas um dia antes.

Cobertura
1. Coloque os pedaços de chocolate em uma tigela. Reserve. Aqueça em uma panelinha o creme de leite fresco até começar a ferver - só as laterais, ele não precisa ferver inteiro. Verta em cima do chocolate e deixa descansar por 10 minutos. Misture até derreter. Leve a geladeira por 30 minutos misturando em intervalos de 10. Cubra o bolo com uma espátula delicadamente, espere 30 minutos e coloque as trufas.

(PS: não testei nenhuma das receitas, então fique de olho sempre no forno para evitar contratempos!)

Um comentário:

  1. E pra quem está forever alone? Tem receita tb? rsrsrs Brincadeira!

    To com saudades, amiga! Bjus!

    ResponderExcluir