terça-feira, 26 de abril de 2011

Extrato de baunilha natural



De volta após longas pausas aos posts culinários - mais escassos uma vez que me dedico completamente aos cupcakes e sem tempo de fazer outras receitas novas - venho contribuir com uma receita fácil fácil e que elimina aquele gasto absurdo no supermercado com essências artificiais de baunilha.

Fuçando na internet e contando pra vocês, a essência de baunilha comum -aquela da Fleishmann ou Dr. Oetker- são feitas com aroma artificial da vanilla e eu acho que custa um rim pois vem somente 30ml - equivalente a 2 colheres de sopa - a 5 reais. (ou mais). O valor do litro éeeeeeee de (PASMEM) R$ 166,00 reais. É engraçado quando você olha por essa perspectiva. Você normalmente pensa que "é baratinho" qualquer coisa como temperos e ervas, essências e aquelas coisinhas que você compra a 1, 2 ou 3 reais. Mas normalmente não  reparamos na quantidade da embalagem e nem fazemos a comparação com o preço do Litro ou do Kilo cheio; e aí que vem o espanto de como é um absurdo o valor do produto.

Com o objetivo de evitar mais os industrializados e partir para os naturais, achei essa receita do verdadeiro extrato da baunilha, facinha facinha de fazer, mas que demora - e mesmo assim vale a pena.  Por mais que você gaste pra comprar a fava - em média uns 20 reais e vem duas, ainda compensa. E como! E sim, essência, é praticamente cheiro artificial, e extrato (ou vanilla extract em todas as receitas em inglês) vem da baunilha de verdade, que não sei se vocês sabiam vem de uma orquídea polinizada a mão! =D

Beijos

Extrato de baunilha natural

Ingredientes:
3 favas de baunilha
1 1/2 xícara de vodka
1 recipiente hermético, que feche bem - usei aqueles de colocar azeite, que vem com uma rolha

Método
1. Corte as favas de baunilha com uma faca, no sentido do comprimento, mas não as separe por inteiro, deixe a pontinha junta.
2. Coloque as favas no recipiente e encha com a vodka. Tampe bem e agite um pouco a garrafinha. Guarde em um ambiente fresco, escuro, livre do sol, por 2 meses - a foto é de 1 mês!
3. Dura por anos e anos. Não tem validade. Conforme for acabando, complete novamente com vodka e agite. 

Rende pelo menos 300ml.

3 comentários:

  1. Oie.
    Obrigada pela força. Já passou.
    Vc foi ao show !!!!! Deve ter sido ótimo.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!!

    Vc é demais, estava morrendo de saudades de seus postes!!!
    E esse veio para arrasar.

    Beijo grande, vamos combinar de irmos visitar a Elzinha??
    Eu passo na sua casa, topa??

    Com carinho,

    Lilica.

    ResponderExcluir
  3. Liv,
    Que delícia... onde você encontra a fava de baunilha, hem ??

    Já morria de vontade de comprar, agora uma utilidade, melhor =D

    Adorei.
    Bj

    ResponderExcluir