terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bolo floresta negra para o niver (atrasado) da Carol



Olá queridos! Desculpem a falta de posts, foi por pura falta de tempo. Queria ter postado essa receita no sábado, que foi niversário da Carol Paganotti, mas... antes tarde do que nunca! Parabéns querida!!! Espero que seu dia tenha sido perfeito! Adoro você! =D

E falando nela, ainda não consegui postar as fotos do meu ensaio família, o post tá prontinho e eu preciso só diminuir a resolução das fotos... essa semana estará aqui sem falta!

Voltando à receita: fiz esse bolo para a ceia o Ano Novo com ajuda da minha querida irmã e ficou ótimo!
Receita debut do Sky High, minha nova Bíblia de bolos de 3 camadas =D. Espero que vocês tenham paciência pois esse texto ficou bem maior do que eu imaginava de taaaanto detalhe!


Bolo floresta negra

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

Massa
3/4 de xícara + 2 colheres de sopa de farinha para bolos (cake flour)*
3/4 de xícara de cacau em pó sem adição de açúcar
7 ovos grandes
1 1/2 xícara (270gg) de açúcar
3 xícaras (720ml) de creme de leite fresco
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha - usei essência

Recheio e cobertura

Brandied Cherries
455g de cerejas**
1/2 xícara (120ml) de kirsch


Chantilly
1/4 xícara (45g) de açúcar
3 xícaras (720ml) de creme de leite fresco
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha - usei essência
10 cerejas inteiras com cabinhos e raspas de chocolate ou granulado para decorar 

Método:

- Pré aqueça o forno a 180°C.
- Forre o fundo de 2 fôrmas redondas*** com 23cm de diâmentro com círculos de papel manteiga - não os unte.

Massa
1. Peneire em uma tigela a farinha e o cacau em pó. Reserve.
2. Na tigela grande da batedeira, bata os ovos somente para incorporar claras e gemas. Adicione aos poucos 1 xícara e meia de açúcar (270g) e bata em velocidade média/alta até dobrar de volume e quando levantar o batedor ela caia em formato de fitas (ribbon effect ela chama)
3. Adicione os ingredientes secos em 3 adições, misturando gentilmente com uma espátula de silicone, de baixo para cima até todos os ingredientes estiverem incorporados com cuidado para a massa não muchar. Divida a massa nas duas fôrmas.
4. Asse por 20 minutos ou até o centro estiver seco - faça o teste o palito. Deixe esfriar completamente dentro da fôrma - espere pelo menos 1 hora antes de desenformar. Faça isso com cuidado - com o auxílio de uma espátula, raspe as laterais da fôrma para desgrudar o bolo e vire-a em um prato. Tire o papel. 

Recheio e cobertura
1. Para fazer as Brandied Cherries coloque as frutas e o licor/calda em um potinho e cubra. Leve-o a geladeira por algumas horas (1 no mínimo). Dura uns 3 dias. Para usa-la apenas separe as frutas da caldinha, e reserve este para umidecer as camadas do bolo. 
2. Em uma outra tigela, de preferência refrigerada e os batedores também refrigerados bata as xícaras de creme de leite fresco até obter picos suaves. Adicione o restante do açúcar (50g) e a baunilha e bata até atingir picos firmes e brilhantes: Fique de olho, se passar do ponto ele vira manteiga! =S

Monte o bolo
Coloque uma das camadas em um prato com o lado liso para cima e espalhe 2 a 3 colheres de sopa da caldinha da cereja para umidecer a massa. Cubra com 1/4 do chantilly, espalhando bem até as laterais. Salpique com as cerejas e cubra com mais 1/4 do chantilly. Coloque a outra camada de bolo, umedeça novamente e cubra o topo e as laterais com o restante do chantilly. 
Para decorar salpique nas laterais com as mãos, raspas ou granulado de chocolate. Decore o topo com cerejas em cima de rosinhas feitas com o auxílio de um saco de confeitar.

As observações:
tive que colocar um subtítulo pois esse post é bem detalhado.

* farinha especial para bolos é uma farinha mais leve, com baixo teor de glúten e mais amido. É ótima para confeito de bolos mais leves, como esse que é do tipo "esponja". Mas, é difícil de achar por aqui. No entanto, existe a receitinha pra fazer em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo tipo 1 e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho. Peneire umas 5 vezes antes de usar para que o amido incorpore bem com a farinha. Fontes: La Cucinetta e Technicolor Kitchen
** Nota da autora: se usar cerejas frescas, reduza a quantidade pela metade, e combine as frutas com a calda que soltar (ao tirar o caroço) com o kirsch. Se usar cerejas congeladas, descongele-as e depois misture-as junto com a calda, com o kirsch. Se usar cerejas em calda (sua última opção aqui) drene bem as cerejas e reserve 1/4 de xícara (60ml) da calda para misturar com o kirsch. Eu usei cerejas frescas, mas umas 300g e foram o suficiente. Até acho que poderia usar os 455g. Não tinha um kirsch então fiz uma calda com o mesmo peso de açúcar, e suco de 1 limão como se fosse fazer uma geleia, mas ao derreter o açúcar e engrossar um tico já parei o cozimento. 
*** o livro pede três fôrmas de 9-inch ou 22/23cm. Como esse é um bolo "esponja" e sua massa cresce devido aos ovos batidos até dobrarem o tamanho (por isso mais ovos, menos farinha). Ele não vai  fermento ou algum outro reagente químico. Devido à sua característica eu faria a receita inteira para 3 fôrmas de 21cm (normalmente eu não troco fôrmas, mas acredito que nesse caso não teria muito problema - mais informações aqui) ou 2 de 23cm que eu usei. Não gosto de usar a palavra do "achômetro" mas se fossem 3 de 23cm eu acho que o bolo ia ficar bem fininho... Usei inclusive, uma fôrma de fundo removível mas desenformei como indicado e tem  que ter cuidado, deu certo. O bolo "esponja" precisa grudar na fôrma para crescer, por isso não se deve unta-la. E ao assar, tente coloca-los alinhados na mesma grade, afastados 3cm das paredes laterais, fundo e entre elas dentro do forno.

Rend. 16 - 20 porções.

Um comentário: