sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Risotto de legumes à (mais ou menos) indiana



Quer um prato diferente para o Natal? Esse risotto é muito bom. Tentei adaptar a receita da Ana Elisa com o que eu tinha na cozinha/geladeira/despensa, e o sabor ficou divino. Quebra um pouco o tradicional "arroz branco" da ceia. E é leve, leve. FAÇAM!

Beijos

Risotto de legumes à indiana
adaptado com menos temperos, do La Cucinetta

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes:

250g de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes
1 cebola roxa picada
2 cenouras médias descascadas e fatiadas fino
2 mandioquinhas médias descascadas e fatiadas fino
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sementes de cominho - usei cominho em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada
1 colh. (sopa) de mel
1/2 xíc. de parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Método:

1. Coloque a cenoura, o mel, 1 colh. (sopa) de manteiga, uma boa pitada de sal e pimenta-do-reino em uma frigideira. Coloque água suficiente para cobrir e leve à fervura em fogo baixo. Deixe cozinhando, mexendo de vez em quando. Quando a cenoura estiver mais macia mas não totalmente cozida, adicione a mandioquinha pois eles têm tempos de cozimento diferentes. Continue mexendo de vez em quando até que os legumes estejam cozidos e toda a água tenha evaporado.
2. Enquanto isso, aqueça o caldo de legumes em uma panela pequena. Em uma caçarola, aqueça o azeite. Coloque a cebola picada e refogue em fogo médio-baixo até amaciar. Junte o cominho, a noz moscada e mexa bem para cobrir toda a cebola. Refogue por mais uns 2 minutos.
3. Junte o arroz e mexa bem em fogo médio-alto para recobri-lo com os temperos. Junte a primeira concha de caldo e mexa bem para que absorva toda a água. Abaixe o fogo para o mínimo e vá juntando conchas de caldo, mexendo sempre, conforme a água for absorvida, por 15-18 minutos, até que o arroz esteja cozido. Se ele estiver muito seco, junte mais um pouco de caldo antes de prosseguir para a próxima etapa, ou, ao juntar o queijo, o risotto ficará firme demais.
4. Junte os legumes cozidos e misture bem. Desligue o fogo. Misture o restante da manteiga, o queijo ralado, acerte o sal e a pimenta e tampe por uns 5 minutos.
5. Toste um punhado de sementes de gergelim e pique um punhado de coentro e espalhe por cima na hora de servir, se quiser. 

Rend. 2 porções ge-ne-ro-sas.

3 comentários:

  1. A receita está realmente apetitosa, Liv, mas eu simplesmente ODEIO mandioquinha... o que posso usar para substituir, hem ??

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Amiga, pega a receita original então, clica no link pq ela só vai cenoura e adapte os temperos... tinha mta coisa lá q eu não tinha e não queria comprar pra fazer somente esse risotto! Aproveitei msm o q tinha na geladeira, vc de repente pode fazer o msm! Bjuuu

    ResponderExcluir
  3. Liv,
    Acredita que eu nunca fiz risoto?
    Eu adooooro risoto, mas sempre comi fora de casa. Até comprei um pacote de arroz especial pra risoto, mas nada de fazer, rsrsrs
    Obrigada pelo seu recadinho lá no blog. E não tenha medo de ser mamãe não, é um momento de preenchimento na vida da gente, a gente se sente completa.
    Mas tenha filhos quando você se sentir segura e preparada, aproveite bastante sua vida de casadinha, chegue tarde, vá jantar fora, viaje muito e depois sim tenha filhos, pois eles viram nossa vida de cabeça pra baixo e nada melhor do que estar preparada, rsrsrs
    mas é muito bom ;)
    Eu já queria ser mãe antes de me casar, não podia ver um bebezinho que eu já queria um pra mim, mas fiz tudo como uma "boa moça", noivei, casei na igreja e 5 meses depois...Arthur já estava no forno, ahahaha
    bjs.

    ResponderExcluir